—> Comissão da Verdade instalada… E?

No último dia 16, finalmente a presidente instalou a Comissão da Verdade. Já falei sobre ela aqui e continuo achando-a esdrúxula. É inadmissível uma comissão que se pretende séria trabalhar com o período 1946 – 1988. Assim como é inadmissível membros dela quererem apurar violações de direitos humanos possivelmente cometidos pela esquerda armada. Já me cansei de repetir os mesmos argumentos e, para ser sincera, só voltei ao assunto graças ao estímulo da coluna do professor Vladimir Safatle na Folha dessa semana. Não vou me repetir novamente, muito menos parafrasearei o texto (mais uma vez tão bem escrito) dele. Leiam o próprio. [1]

Só chamo a atenção dos mais conservadores para alguns pontos que é preciso levar em consideração, sobretudo por aqueles com o acomodado e confortável discurso legalista:

  1. “ações violentas contra membros do aparato repressivo de um Estado ditatorial e ilegal não são violações dos direitos humanos. São expressões do direito inalienável de resistência.” [2]
  2. Equiparar a violência da resistência civil com a violência sistêmica estatal-militar é, no mínimo, estupidez.
  3. Todos aqueles acusados de crimes de sangue e/ou qualquer outro crime segundo a visão do regime militar já pagaram suas penas sendo presos (quase sempre de maneira irregular), sequestrados, torturados, mortos, desaparecidos e coisas do tipo.

Portanto, façam-me o favor de parar com essa ladainha de “Ó, mas os terroristas mataram não sei quantas pessoas” e tenham coragem de cutucar a própria ferida.

Nunca confiei nessa comissão, muito menos agora depois de ver quem são seus membros e o que alguns deles dizem por aí.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s