–> Como não falar?

Pois então. Como não falar sobre a bola da vez, a blogueira cubana Yoani Sánchez? Ou melhor, como não falar sobre os protestos ou aplausos provocados por sua presença no Brasil? Então, para que fique claro desde o início, não concordo com nenhum dos dois.

Antes que me chamem de direitista liberal reacionária a favor do imperialismo, aproveito para dizer que, da forma como as coisas aconteceram, os não-queridos coleguinhas dessa esquerda colaboram para o reforço da imagem brilhantemente construída por pessoas como Yoani e as pessoas que a financiam: a de que um governo de esquerda só pode existir apartado da liberdade e de que aqueles que o defendem são, necessariamente, antidemocráticos. Isso reforça, obviamente, a ideia de que a democracia e a liberdade só podem ser frutos de um governo liberal. Aproveita e dá uma lida na coluna do professor Vladimir Safatle na Folha dessa semana… Além disso, não é preciso ser direitista liberal reacionária a favor do imperialismo para não se calar diante das contradições do governo cubano. Basta almejar um governo popular e democrático, que é o meu caso.

Antes que me chamem de stalinista (passatempo favorito dos desprezíveis coleguinhas neoliberais), aproveito para dizer que não, meus caros, Yoani não é a paladina das liberdades nem uma vítima perseguida do regime castrista… Sinto (não muito) desmantelar seu sonho de mártir. Yoani é um dos mais bem acabados exemplos de como uma fraude bem construída pela ideologia hegemônica pode ter longevidade e repercussão. Assim como o regime cubano, é cheia de contradições e controvérsias, que não vou discutir longamente pois as mídias já trataram fartamente do assunto.

A ideia aqui se limita a manifestar meu ponto de vista sobre o assunto. Confesso que me assustei com a posição de alguns conhecidos. Mas para mim o caso não deve ser tratado nem 8 nem 80. Nem botar a fraude no pedestal nem defender Cuba a todo custo. Crítica e autocrítica são fundamentais, sempre!

Y. Sánchez é aplaudida pela nata do conservadorismo brasileiro

Y. Sánchez é aplaudida pela nata do conservadorismo brasileiro

E assim, você que tá super contente com Yoani, está pensando em ir pedir autógrafo pra ela e batendo palma pela brava resistência da moça, sei lá né. Dispenso. Os amiguinhos de Yoani no Brasil são o que há de pior na política nacional!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s