–> Já vai é muito tarde

Enfim se foi Margareth Thatcher. E antes que me acusem de não ter sentimentos e não respeitar a dor das outras pessoas, confesso que, de fato, dei um sorrisinho quando li a  notícia de seu falecimento. Por mais que já estivesse xarope há muito tempo, achei bom que ela bateu as botas. Dá até vontade de pensar que ela tá tomando chá com o capeta (não gente, ela não era da chapa Reação não – pelo menos, não da chapa Reação da USP).

Num dos comentários da notícia no Facebook rolou aquela repreensão costumeira: “Ah, vocês comunistas sem amor, materialistas sem mãe, não respeitam a dor alheia… Ficam aí criticando a mulher que acabou de morrer, coitada.” Daí alguém, brilhantemente, respondeu: “Quem dera dona Thatcher tivesse a mesma preocupação com os sentimentos dos outros como você, fulano de tal.” Pois é, a Dama de Ferro era sangue ruim mesmo, mal caráter e já vai muito, mas muito tarde!

A despeito da importância que tem sua inserção enquanto mulher num mundo completamente masculino, sua política neoliberal assassinou o Estado de Bem Estar Social e destruiu qualquer possibilidade de capitalismo ameno (e eu disse ameno, não generoso)! Sendo assim, seu legado é a completa destruição do Estado enquanto agente social (um salve, FHC!) e a ausência de qualquer política pública nesse sentido, constituindo o domínio da política do livre-mercado sobre todas as coisas. Assim, não posso mesmo sentir nada pela morte da madame. Nem mesmo alívio. Pois seu legado, apesar de toda a crise, não morre junto com ela e está cheio de poderosos defensores.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s