–> Do trabalhador ao trabalho

1º de Maio, dia do trabalho. Atualmente, é assim que se chama. Originalmente, era dia do trabalhador. Parece bobagem pouca, afinal, quais grandes danos podem ser causados por duas letrinhas, não é mesmo? Pois bem, confesso que não sei exatamente quando se deu essa mudança de nomenclatura, mas sei bem que tal mudança intentou – e foi bastante eficaz – esvaziar a data de seu histórico de luta e inverter completamente o significado de sua existência.

chaplin-tempos-modernosOra, de repente, o dia que era do trabalhador passa a ser do trabalho. Se um dia do trabalhador invocava a luta histórica contra a exploração e por condições de trabalho decentes, um dia do trabalho exalta, ao contrário, a própria exploração. Essa mudança é mais um excelente exemplo da eficácia da manipulação do discurso e do quanto como se diz é tão importante quanto o que se diz.

Ignorar a carga histórica das coisas é especialidade da nossa sociedade sem memória, então, escrevo mesmo para lembrar que hoje é o dia do TRABALHADOR! É dia de memoração histórica e luta dos explorados contra a exploração! Mais um dia de luta que tentam expropriar. Cabe a nós reivindicar o 1º de Maio e toda sua carga histórica. Assim, lembremos sempre o real significado desse dia, pois troca-se duas letrinhas e o significado inteiro muda completamente!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para –> Do trabalhador ao trabalho

  1. Vinicius disse:

    Nesta onda, o Instituto Mises publicou um artigo com o nome “Feliz Dia Do Capital!”… http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1295

  2. Pingback: –> “O emprego” (2008) | Notícias nem sempre populares

  3. Pingback: Curta: O Emprego (El Empleo. 2008) | Cinema é a minha praia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s