–> 9 de julho: Dia da vergonha alheia SP

Muita gente escreveu sobre o tema hoje. Muitas das quais eu admiro e cujas observações, obviamente, perpassam esse texto. O título, por exemplo, veio do texto do Sakamoto. Nem ia escrever nada sobre, pois me senti mais do que contemplada com o que li; mas né, passou reportagem no Jornal Nacional e quem pode deixar de comentar os paladinos da verdade nesse país, não é mesmo? Aqui vai.

Lembro-me de estudar a Revolução Constitucionalista na escola mais  de uma vez. Não guardo quase nada sobre o assunto, o que é falho para uma professora de História em formação. Mas tem um negócio que eu jamais vou esquecer: minha professora falando que toda a população, mesmo a grande massa, se engajou na ajuda aos revolucionários (sic) doando suas meias finas e suas joias. Imaginem que lindo era viver na São Paulo da década de 1930, quando toda a população tinha joias para colaborar com a revolução.

Como bem apontou Safatle em sua coluna de hoje na Folha de São Paulo, crer que os paulistas de então pegaram em armas para defender a democracia só pode ser piada de mau gosto. A menos que chamem de democracia o controle do país pelas mãos de meia dúzia de fazendeiros cheios da grana que temiam perder de vez os privilégios elitistas que intentavam preservar.

Claro que não se pretende, em nenhum momento, fazer uma defesa do governo de Vargas, imaginem. Ele era fascistoide e ditador. O que se discute aqui é como o controle do passado, da História, acarreta no controle do futuro, como ponderou George Orwell. E acrescentaria que também controla o presente, visto que nós, paulistanos, adoramos sair por aí bradando nossos preconceitos xenófobos indignados com os menores, menos capazes, inferiores mesmo, que vêm para cá superlotar a cidade e o estado, usar e abusar dos serviços públicos e, é claro, lavar nossas privadas.

Pois bem. O dia 9 de julho é o dia da vergonha alheia pelo preconceito paulista e da exaltação do preconceito e da ignorância.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para –> 9 de julho: Dia da vergonha alheia SP

  1. Pingback: –> Entre os muros do museu | Notícias nem sempre populares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s