–> Depois de “Repare Bem” (2012)

Ontem fui à pré-estreia do documentário Repare Bem, dirigido pela portuguesa Maria de Medeiros (de Capitães de Abril, 2000). O filme retrata a história de três gerações de mulheres de uma família marcada pela perseguição política. Encarnación, Denise e Eduarda; avó, mãe e filha. Três mulheres, três clandestinas. Centrado no diário de Encarnación e nos depoimentos de Denise e Eduarda, o documentário traz à cena o poder da palavra. A sessão foi seguida de um bate-papo e a diretora Maria de Medeiros apontou com uma referência o documentário Shoá, que ouve sobreviventes do holocausto nazista.

A assistência do documentário me fez retomar a reflexão feita há pouco tempo neste blog acerca da peça Retrato Calado. O filme não comete o mesmo equívoco da peça, não tenta reproduzir no público a sensação ou o trauma da tortura, mas o põe em contato com estas experiências através da fala simples e objetiva; através da audição da dor exposta por quem de fato a sofreu. É um documentário impactante e forte. É apelativo sem que isso seja negativo ou clichê. É um filme fundamental.

Fundamental para o momento em que vivemos, para a discussão sobre o regime militar e para a luta por verdade, justiça e reparação. Ele reforça a memória sobre o regime, a tortura e a violação dos direitos humanos pelo Estado e coloca em questão o limite da nossa transição para a democracia. O filme nos faz ficar frente a frente com um passado recente que, muitas vezes, preferimos deixar embaixo do tapete, ainda que ele condicione nosso presente e futuro.

Para mais informações sobre o filme, acesse o site do projeto.

Repare Bem

 

 

Direção: Maria de Medeiros

Elenco: Denise Crispim e Eduarda Ditta Crispim Leite

País: Portugal, Brasil.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para –> Depois de “Repare Bem” (2012)

  1. Sebastien disse:

    Interessante, mas hoje em dia, nao tem mais como assistir este video, sabe por que ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s