–> 7 filmes sobre a ditadura chilena

Ontem se lembrou os 40 anos do golpe de Estado que depôs o presidente chileno Salvador Allende e deu início aos 17 anos de ditadura civil-militar sob os desmandos do General Augusto Pinochet. Quem quiser ler o texto que escrevi, basta clicar aqui. Hoje vou deixar a indicação de filmes, de ficção ou documentais, que tratam tanto da temática do golpe quanto dos anos de ditadura. Dois diretores se destacam nesse cenário cinematográfico: Patrício Guzmán e Pablo Larraín.

A batalha do ChileGuzmán desenvolveu, durante seu exílio na França, entre outros, a trilogia documental A Batalha do Chile – a luta de um povo sem armas, para a qual utilizou também imagens de arquivo filmadas durante o governo da Unidade Popular. O filme divide-se em três partes (constituindo assim uma trilogia): 1) A Insurreição da Burguesia (1975); 2) O golpe de Estado (1976); 3) O poder popular (1979). Retrata a ascensão de Allende, a conspiração e o golpe militar e a ditadura implantada por Pinochet, apontando o apoio dos Estados Unidos no contexto golpista.

Post MortemLarraín também desenvolveu uma trilogia, neste caso, ficcional, que retrata três momentos da ditadura pinochetista: o golpe, o regime e o plebiscito de 1988, que resultou na transição para o regime democrático. Post Mortem (2010) retrata os últimos dias do governo de Allende e os primeiros após o golpe, através da rotina de um Tony Maneromédico legista. Tony Manero (2008) retrata a vida de um dançarino obcecado com o personagem de John Travolta em Os embalos de sábado à noite. No (2012), sobre o qual já escrevi aqui,No retrata as estratégias e recursos das campanhas pelo No e pelo Sí no plebiscito de 1988.

Afora esses seis filmes, destaco um curta-metragem dirigido pelo cubano Santiago Álvarez, El tigre saltó y mató, pero morirá... MoriráEl tigre saltó y mató, pero morirá… Morirá (1973), que utiliza canções de Victor Jara para lembrá-lo e homenageá-lo. O poeta, cantor e compositor chileno, expoente do movimento da Nueva Canción foi preso, torturado e assassinado pelos agentes de Pinochet. O filme pode ser encontrado no youtube.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s